terça-feira, 13 de outubro de 2009

Projeto Roda Alamoju - Festa do dia das Crianças - No Ilê Axé Oxalá Talabi

O Ilê Axé Oxalá Talabi no dia 11 de outubro, através do Projeto Roda Alamoju que também acontece no Terreiro, realizou a Festa das Crianças. Foi um domingo intenso de atividades e brincadeiras, recebendo mais de 150 pessoas, em sua maioria crianças mas também jovens e adultos da comunidade de Arthur Lundgren I e adjacência, bairro que o terreiro esta localizado. A programação foi muito atrativa, as atividades que são realizadas semanalmente no Projeto foram feitas também no dia da festa, já que a festa recebeu não só as crianças que participam do projeto, mas todas da comunidade. Neste dia foram realizadas atividades como exibição de filmes, apresentação do painel de pinturas das crianças que integram o projeto, leitura de contos afro-brasileiros, realização de brincadeiras de roda, da cadeira, do saco entre outras que fizeram parte da festa. Também houve sorteios de brinquedos para as crianças e de cestas básicas para as famílias que participaram do evento.
Segundo Mãe Dada Yalòrìsà do Ilê "foi um dia de confraternização entre a comunidade e o terreiro, as barreiras e o preconceito vem se quebrando através do trabalho que estamos fazendo, a casa de Oxalá virou uma referência local, as crianças que estão aqui e que têm acesso ao que nós oferecemos através do Projeto Alamoju mudaram muito o seu comportamento, hoje estão mais interessados à leitura e as coisas que diz respeito a nossa cultura".
No final da tarde foram destribuídos os saquinhos de doces (saquinho de Cosme e Damião), e servido picolés, cachoro-quente e o famoso Munguzá, que segundo Mãe Dada não pode faltar,
por se tratar de um prato local tradicional e da culinária servida nos Terreiros.
É importante também agradecer as doações, dos filhos, família e amigos do Ilê que contribuíram e muito para a realização desta festa e que acreditam na importância e no valor do trabalho do nosso Ilê, Destacou Mãe Dada.
OBs: Todos os direitos reservados de logomarcas, fotografias e textos são exclusivamente do Ilê Axé Oxala Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização do Ilê.

7 comentários:

Anônimo disse...

Que festa bacana.
Muita gente, como Mãe dada falou o terreiro já é realmente uma referencia na cidade, quero conhecer um dia o Ilê, que Oxalá possa me dar esta oportunidade.
Muito Axé para todos os povos,
e para esta zeladora.
Vou a Salvador em março, quem sabe não passo em Recife!!!!

Beijos e benção.

Livia Figueira / RJ

Anônimo disse...

Deu foi gente e eu fui também é claro. Foi massa.

Mãe Dada a senhora é D+.
Obrigado por tudo.

Anônimo disse...

Mãe Dada Parabéns pelo trabalho, é muito importante para a comunidade o seu Terreiro pois é uma referência local, nós mães sabemos como é importante essa referência para nossos filhos, ainda mais por morarmos num lugar onde não temos acesso à cultura e à uma boa educação, por isso que seu trabalho cresce a cada dia. Merecidamente!!!!!!

Essas ações já fazem parte da sua vida a muito tempo, e da sua história também, não foi à toa sua formação como professora, sua escola Disneylândia. A senhora está traçando uma história que vai ficar registrada na cidade de Paulista. Ainda temos muito que crescer, mas estamos dando passo por passo, e muitas coisas boas virão por aí.

Continue sua caminhada, que os Deuses lhe dê muito Axé!!!!

Sua Filha de Santo.

Jairinho de Oyá disse...

Quantas crianças fizeram a festa né.
Muito bonito a festa deles.
Deve ter cido muito boa.
Parabenis mãe dada

Yalodê do Ilê Asé Ojomimo disse...

Yalorixá esse projeto é demais, um terreiro poder fazer este trabalho e muito bom.
Que oxalá possa continuar lhe dando muita luz para continuar todos as atividades do terreiro em sua comunidade, que minha mãe yemanjá lhe de muita saúde e vida longa ao seu terreiro.
Uma aula de sabedoria através do terreiro, axé para todos da comunidade de paulista.
Muita sorte para os trabalhos em prou da cultura Afro-rasileira e da educação.

Lucia Martins
Yalodê do Ilê Asé Ojomimo

NEIDE SABINO disse...

parabens pelo seu blog, muito rico, explicativo, e detalhes muito bem elaborados.

Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí - Vinte e Três Anos de Tradição e Ancestralidade Nagô disse...

Muito Obrigada pelos comentarios, fiquem a vontade de sempre escrever, este espaço é nosso mesmo. Lucia Obrigada pelo carinho de sempre, livia do Rio que está sempre escrevendo ficamos sempre gratos e a Neide Sabino que sejá bem vinda ao nosso Blog.

Muito Axé para todos!!