domingo, 15 de novembro de 2009

Tradição, Cultura e Saúde - Oficina de Culinária Afro-brasileira

Realização das Oficinas de Culinária Afro-brasileira, com crianças do Projeto Roda Alamoju e jovens da comunidade do Terreiro. A atividade está ligada ao Programa Tradição, Cultura e Saúde do Ilé Axé Oxalá Talabi, que realiza uma rama de ações e atividades e tem como objetivo potencializar a multiplicação dos saberes e fomentar as práticas tradicionais e experiências do Terreiro no âmbito da Cultura e da Saúde. A oficina de culinária com as crianças é uma forma de transmitir a tradição das comidas herdadas dos nossos antepassados e é também uma forma de transmissão de hábitos de cuidado com a saúde, como lavar as mãos antes das refeições e como tratar os alimentos.
A oficina é dividida em três etapas, para entrar no mundo das crianças na primeira etapa é iniciada com uma conversa informal sobre a família, a escola e os hábitos alimentares, são contadas histórias e passados ensinamentos de práticas que ajudam a manter nossa saúde com qualidade; no segundo momento "mãos na massa" é hora de aprender a fazer os pratos, saber seus ingredientes, sua origem e sua importância, é hora de brincar de aprender fazendo.

Na terceira e última etapa é hora de se deliciar, as comidas feitas pelas crianças são servidas para todos presentes e para os próprios chefes mirins é claro. Seguindo a tradição as comidas são servidas em uma folha de "Carrapateira" que serve de prato para a degustação.

Abaixo veja o Vídeo da OFICINA DE CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

Nenhum comentário: