segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tradição, Cultura e Saúde

O Ilê Axé Oxalá Talabi recomeçou os trabalhos do Programa Tradição Cultura e Saúde no novo ano (2010), as atividades são realizadas através do cultivo e utilização das ervas que tem papel importante no Culto Nagô e na Medicina Popular da Comunidade do Terreiro, no ano passado (2009), foram realizadas uma rama de ações que tinham como foco a Cultura Tradicional do Terreiro e a Saúde da Comunidade; oficinas de Saberes das Ervas, oficinas de Culinária Afro-brasileira, distribuição de cestas básicas, espaço de Vacinação no Terreiro, encaminhamento e apoio pisicológico entre outras atividades foram realizadas com crianças e jovens da comunidade e estudantes da rede pública de ensino. Ao concluir os trabalhos no final de 2009 sentimos a nessecidade de permanecer executando as atividades em 2010 além de abrangi-las. Nosso intuito de dar continuidade ao trabalho é de poder fortificar ainda mais o pensamento e a consciência da população sobre a importância da utilização das ervas medicinais como uma ferramenta de mantimento das tradições culturais dos nossos antepassados e também como importante meio de cuidar da saúde de todos. Sabemos a importância da utilização das ervas, cascas, raízes e sementes para a promoção da saúde física e espiritual, mas sabemos também que este espaço criado dentro do Terreiro é importante para a socialização das pessoas e para o auto cuidado delas e da população geral da comunidade, que através das atividades despertam um sentimento de valorização da cultura e de inclusão cidadã.
Pesquisa das Ervas no canteiro (terreno de cultivo das ervas sagradas) do Terreiro Ilé Axé Oxalá Talabi.
Pesquisa de ervas nos Raizeiros e Erveiros do Mercado São José (mercado popular de Recife)
Para Aguinaldo Júnior filho biológico de Mãe Dada e coordenador do Programa, os saberes e a tradição de utilizar as ervas para promoção da saúde de todos é uma coisa que está presente no cotidiano das pessoas na comunidade independente de ter ou não sua fé na religiosidade afro.
"Dentro das religiões de Matrizes Africanas sabemos que a utilização das ervas é uma questão vital, nelas estão contido o Axé (foça vital) e é através das ervas que qualquer processo dentro de um terreiro se inicia; o que chama minha atenção na utilização popular da comunidade é que muitos não fazem parte do terreiro, não são filhos da casa, não são simpatizantes da religião Candomblé. São católicos, evangélicos, ou de outras religiões; mas trazem seus filhos, netos, vizinhos para rezarem, para tomar um chá, ou para mainha passar um banho ou até dar um conselho de utilizar esta ou aquela erva. Isto é muito forte porque a própria comunidade já ver o terreiro como um centro de promoção da saúde, ela mesma já sabe o potêncial das ervas, da medicina tradicional..."
Todas as atividades realizadas no Terreiro,
são gratuitas e abertas à todos da comunidade,
para participar basta fazer a inscrição.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

Nenhum comentário: