terça-feira, 22 de junho de 2010

Seminário - Terreiros de Pernambuco: Do Cais ao Sertão, Declarem sua Fé.

Foi realizado no dia 18 de junho no SENAC - PAULISTA -PE o Seminário Terreiros de Pernambuco: Do Cais ao Sertão, Declarem sua Fé. O seminário é uma ação da Secretaria Especial de Assessoria ao Governador, do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial CEPIR-PE e do Centro de Referência ao Racismo - CRER, para a afirmação da religiosidade no Censo 2010. Muitos Babalorixás e Yalorixás do município de Paulista e de cidades vizinhas como Olinda, Itapissuma e Igarassu estiveram no encontro.

Mãe Dada de Oxalá fez parte da mesa de relatos e experiências com o tema: Enfrentamento ao Racismo Institucional, Defesa e Liberdade Religiosa – Direitos e Deveres sobre Intolerância Religiosa, e falou sobre o caso de desrespeito com o espaço do terreiro e intolerância que ocorreu no mês de maio no Ilê Axé Oxalá Talabi por parte de conselheiros do Conselho Tutelar de Paulista.

Aguinaldo Júnior filho biológico de Mãe Dada e coordenador dos projetos realizados pelo terreiro participou da mesa com o tema: Juventude de Terreiros e Mercado de Trabalho, Aguinaldo Júnior aproveitou o espaço e falou da importância da utilização do terreiro como espaço de diálogo e promoção da sabedoria tradicional, espaço de trabalho coletivo e auto-sustentavél e também apresentou materiais das ações realizadas no Ilê Axé Oxalá Talabi, fotos e textos das atividades dos Projetos Èkó Ggajé - Multiplicando Sabedoria, do Programa Tradição, Cultura e Saúde e do Projeto Roda Alamoju .

Mãe Dada também foi homenagiada no evento e recebeu das mãos de Mãe Lúcia de Oyá, Yalorixá também de Paulista, um boquet de flores oferecido pelo Professor Jorge Arruda da CEPIR-PE, ainda no momento de homenagem foram entoados cânticos por babalorixás e yalorixás ao Orixá Xangô o Deus da Justiça em homenagem a Mãe Dada, formando uma corrente de solidariedade e afirmando o compromentimento de todos presentes com o caso ocorrido no terreiro, o enviado do Governador de Pernambuco também prestou a solariedade ao terreiro em nome de todos os movimentos estaduais contra a intolerância religiosa.

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

Nenhum comentário: