quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rituais Dedicados ao Orixá Xangô

Durante todo mês de Junho aconteceu no Ilê Axé Oxalá Talabi o ciclo de cerimônias e obrigações dedicadas ao Orixá do Fogo e da Justiça, Xangô. A presença forte do culto a este Orixá é muito marcante nas Casas de Candomblé de Pernambuco, chegando ao ponto de seu nome ser associado ao próprio culto religioso, o chamado Xangô do Nordeste. Quem nunca ouviu aquela expressão: "Vamos a um xangô?" Que seria um convite para uma festa numa casa de Candomblé independente a qual Orixá a festa é dedicada, ou até mesmo o termo "xangozerio" que seriam os adeptos do Candomblé Nagô.
No Ilê Axé Oxalá Talabi o Orixá é homenageado por doze dias do mês de junho, o processo ritualístico inicia-se quando o Peji (espaço sagrado dedicado aos Orixás) é preparado e decorado para as obrigações, e os assentamentos, as contas e os objetos consagrados a Xangô também são purificados. Depois acontece o Ritual do Amalá, a Obrigação de Xangô, com as oferendas dadas ao Xangô da casa e aos Xangôs dos filhos, e seguindo o ritual do Toque de Xangô, o Ritual da Bandeira de Xangô e o Ritual da Fogueira.

A Bandeira é um ritual que homenageia a força do Orixá, as bandeiras que são estendidas aos pés de Xangô, recebem o Axé da divindade e são elementos que representa o quanto o orixá é reverenciado e o quanto os membros do terreiro prestam homenagens ao Deus dos trovões. Aos filhos de Xangô mais velhos da casa no toque dedicado à Xangô é encubada a missão de carregar as bandeiras no cortejo de hasteamento e aos filhos mais novos a missão de recolhê-las. No ritual da Fogueira que é feito sempre às seis horas da noite do dia 23 de junho, acontece a louvação ao fogo e a Airá, a representação simbólica mostra a importância da oferta do fogo como elemento de axé para vitalidade de todos, a fogueira do terreiro em todos os anos é feita e acessa por Srº Aguinaldo Barbosa, fundador do terreiro filho de Xangô e Olofiná.
Para Mãe Dada as obrigações e a festa dedicada ao Orixá são muito importantes para todos do Terreiro: "Xangô é Rei, e Rei merece reverências e festa. Tudo que fazemos durante o mês nos enche de alegria, Xangô é o dono da justiça e por isso é muito importante mantermos nossas obrigações em dias com ele, para podermos ter sempre a justiça ao nosso lado, quando eu falo justiça eu falo de um modo geral, Xangô não aceita mentiras e é muito justo em suas decisões..." O toque dedicado ao Orixá aconteceu no último dia 27/06 concluindo os rituais e homenagens dedicados à Xangô. Os cânticos, danças e saudações foram feitos por todos do terreiros e pelos convidados. No término todos presentes poderam socializar a comida preferida do Orixá, foi servido a comida ritualística de Xangô, o Amalá e o Beguiri, que é um prato preparado com quiabo e azeite de dendê, e também servido o carneiro cozido, o animal preferido de Xangô.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Seminário - Terreiros de Pernambuco: Do Cais ao Sertão, Declarem sua Fé.

Foi realizado no dia 18 de junho no SENAC - PAULISTA -PE o Seminário Terreiros de Pernambuco: Do Cais ao Sertão, Declarem sua Fé. O seminário é uma ação da Secretaria Especial de Assessoria ao Governador, do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial CEPIR-PE e do Centro de Referência ao Racismo - CRER, para a afirmação da religiosidade no Censo 2010. Muitos Babalorixás e Yalorixás do município de Paulista e de cidades vizinhas como Olinda, Itapissuma e Igarassu estiveram no encontro.

Mãe Dada de Oxalá fez parte da mesa de relatos e experiências com o tema: Enfrentamento ao Racismo Institucional, Defesa e Liberdade Religiosa – Direitos e Deveres sobre Intolerância Religiosa, e falou sobre o caso de desrespeito com o espaço do terreiro e intolerância que ocorreu no mês de maio no Ilê Axé Oxalá Talabi por parte de conselheiros do Conselho Tutelar de Paulista.

Aguinaldo Júnior filho biológico de Mãe Dada e coordenador dos projetos realizados pelo terreiro participou da mesa com o tema: Juventude de Terreiros e Mercado de Trabalho, Aguinaldo Júnior aproveitou o espaço e falou da importância da utilização do terreiro como espaço de diálogo e promoção da sabedoria tradicional, espaço de trabalho coletivo e auto-sustentavél e também apresentou materiais das ações realizadas no Ilê Axé Oxalá Talabi, fotos e textos das atividades dos Projetos Èkó Ggajé - Multiplicando Sabedoria, do Programa Tradição, Cultura e Saúde e do Projeto Roda Alamoju .

Mãe Dada também foi homenagiada no evento e recebeu das mãos de Mãe Lúcia de Oyá, Yalorixá também de Paulista, um boquet de flores oferecido pelo Professor Jorge Arruda da CEPIR-PE, ainda no momento de homenagem foram entoados cânticos por babalorixás e yalorixás ao Orixá Xangô o Deus da Justiça em homenagem a Mãe Dada, formando uma corrente de solidariedade e afirmando o compromentimento de todos presentes com o caso ocorrido no terreiro, o enviado do Governador de Pernambuco também prestou a solariedade ao terreiro em nome de todos os movimentos estaduais contra a intolerância religiosa.

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

I Relatório Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009

Após cinco meses de atividades o Projeto Èkó Gbajé - Multiplicando Sabedoria, financiado pelo Ministério da Cultura (MinC) através do prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 divulga o primeiro relatório da primeira etapa do projeto (cinco primeiros meses), que foi realizado no Ilê Axé Oxalá Talabi.
Segue o link do blog tuxáua onde o relatório está publicado.
Para vizualizar o relatório em arquivo PDF acesse o link

domingo, 13 de junho de 2010

Tradição, Cultura e Saúde - Vacinação no espaço do Terreiro

O Ilê Axé Oxalá Talabi pode mais uma vez em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Paulista fazer parte, tornandosse um posto de vacinação para todos da sua comunidade, da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. A campanha realizada pelo Ministério da Saúde vacinou crianças de 0 a 5 anos. Esta ação realizada pelo terreiro faz parte do Programa Tradição, Cultura e Saúde cujo um dos principais objetivos é a realização de ações que tenham como foco a ultilização da cultura tradicional do terreiro como ferramenta de cuidado da saúde da população e a ultilização do espaço do terreiro para promoção de politicas públicas de saúde. A vacinação ocorreu no terreiro durante todo o sábado (12/Junho), este é o 30º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 21º ano sem a doença no país.

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.