segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ciclo Festivo Dedicado aos Orixás Funfun

O Ilê Axé Oxalá Talabi realizou nesta última sexta-feira dia 28 de Outubro o Xirê em homenagem aos Orixás Funfun cultuados na tradição do terreiro. O Toque do Inhame, como é chamado em nossa tradição (nos terreiros de Pernambuco) as homenagens realizadas para os Orixás do branco, preservam com sua sofisticação ritual, cânticos e danças herdadas como uma grande herança dos nossos ancestrais, do culto e da tradição dos Orixás ligados à criação da terra. No Candomblé do Axé Talabi o Ciclo Ritual dedicado a Orixalá se inicia ainda na última semana de setembro e seus rituais percorrem por todo o mês de outubro, tendo como um dos grandes momentos a louvação do dia 28, quando é realizado uma grande festa em homenagem ao Orixá patrono da casa. As atividades são finalizadas ritualisticamente sempre no dia 31 de outubro. O ciclo vem a vinte e um anos abrindo o calendário litúrgico da casa. O terreiro fundado no ano de 1991 por Maria da Solidade Sousa França (Mãe Dada de Oxalá) com o nome Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí (Casa de Força do Grande Orixá que Nasce do Alá) mais conhecido como Ilê Axé Oxalá Talabi, é uma casa de Culto Nagô dedicada ao Grande e Sábio Orixá da vida. As obrigações realizadas na comunidade do terreiro no mês de outubro conta com grande participação dos filhos, amigos e das lideranças da casa, o ciclo é considerado por todos como um dos mais importantes e representativo da força e do poder do Orixá, sua riqueza ritual embeleza ainda mais a tradição de culto desta comunidade de axé, nos emprecionando ora por sua simplicidade e ora por sua sofisticação. Na foto acima: Ritual da procissão do Ala (elemento representativo da Ética Ancestral ligada a Orixalá).
Na foto acima: Orìsà Olúfón e Orìsà Ogiyan recebendo os cuprimentos rituais dos filhos da casa


Na foto acima: Banquete de Comidas Funfun (comidas secas brancas) oferecidas aos Orixás funfun da casa

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso exclusivo do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO suas reproduções sem prévia autorização.

5 comentários:

Socorro Malafaia disse...

Parabéns a Mãe Dadá e a todos que participam do Ilé Axé Oxalá Talabi pela seriedade e dedicação dos trabalhos. Parabéns tambem pelo pelo riquissimo blog. Que Oxalá continue lhe abençoando nesta CAMINHADA.
Socorro Malafaia

Patrícia Ramos - São Gonçalo - RJ disse...

Que coisa Linda!!!
Parabéns a Mãe Dada pela beleza das festas do seu terreiro.
O Blog é muito bem feito, nota 10 a galera que organisa este material do axé e divulga na rede. Muito legal e com muita responsabilidade o que vemos aqui no blog, notei que é respeitado o que pode e o que não pode ir parar na rede. Nota 10 a comunidade Axé Talabi.
E que fotos LINDAS de Oxalá, que ele possa sempre trazer muita PAZ para nossas vidas.

Patrícia Ramos

Marquinhos disse...

O Blog esta muito bom...
Que festa linda, Oxalá lindo nas fotos!
Parabéns povo de Pernambuco, vc's vem botando para quebrar!!!
Salve Salve essa terra Linda e Cheia de Tradição!!!

Anônimo disse...

Comunidade Axé Talabi
Parabéns, Parabéns, Parabéns.
Linda Festa.

Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí - Vinte e Três Anos de Tradição e Ancestralidade Nagô disse...

Obrigado a todos pelos comentários, através deles percebemos o respeito e o carinho transmitidos ao nosso Axé. O Blog realmente está nota 10, estamos trabalhando para que este seja um espaço de divulgação consciente das nossas ações.