quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ciclo Ritualístico Dedicado ao Orixá Xangô

O Ilê Axé Oxalá Talabi finalizou nesta quinta-feira dia 30 de Junho o Ciclo Ritualístico e Festivo dedicado ao Orixá Xangô, durante o mês o Orixá do fogo e dos trovões foi homenagiado pela comunidade do terreiro de Mãe Dada. O ciclo que se iniciou oficialmente na quarta-feira, foi aberto com a Lavação Ritual dos objetos sagrados de Xangô, quando o Peji (espaço sagrado dedicado aos Orixás) foi preparado e decorado para o início do ciclo ritualístico consagrados a Xangô. Em seguida foram realizados: o Ritual do Amalá, oferecimento da comida votiva do Orixá Xangô; o Ritual do Corte de Xangô, ritual de sacrifícios e oferendas; o Toque de Xangô, festa dedicada ao Orixá homenageado, com sequência de cantigas e toques; o Ritual da Bandeira de Xangô, ritual que homenageia o Orixá através do asteamento das duas bandeiras que carregam os símbolos e cores do Orixá e são elementos que representam a relevância das homenagens dedicada ao Deus do fogo. Aos filhos mais velhos de Xangô do terreiro é incumbida a missão de carregar a bandeira no cortejo ritual para o seu asteamento e aos mais novos o seu recolhimento, e por fim o Ritual da Fogueira de Xangô, ritual que oferece e evidência o fogo como elemento vivo e ativo importante para o recebimento do axé de Xangô, no ritual é realizado uma louvação a Airá. Na foto a cima o Peji de Xangô com as oferendas oferecidas no Ritual do Amalá.
Na foto Acima: O cortejo ritual dos filhos de Xangô da casa com a Iyalorixá Mãe Dada e os demais presentes, todos seguindo para o asteamento da bandeira na entrada do terreiro no dia do Ritual da Bandeira.
Na foto acima: Cumprimento ritual para com o Orixá Yemojá, Mãe Mítica do Orixá Xangô. Yemojá da Iyalorixá do Axé Talabi, Mãe Dada.
Na foto acima: Momento do Ajeun, ritual de socialização dos alimentos no final do Toque (xirê), foram servidas as comidas votivas de xangô.
Na foto acima: A fogueira de Xangô, acesa ritualisticamente às seis horas da noite do dia 23 de junho pelo filho de Xangô Sr.º Aguinaldo Barbosa. O ritual homenageia o fogo mítico do qual xangô é dono, este elemento vivo é preservado no terreiro como fonte de axé.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos publicados neste site são de uso exclusivo do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO suas reproduções sem prévia autorização.

domingo, 19 de junho de 2011

Programa Tradição, Cultura e Saúde - Vacinação no Terreiro

O Ilê Axé Oxalá Talabi em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Paulista e através do Programa Tradição, Cultura e Saúde; tornou-se mais uma vez em um posto de vacinação para a comunidade do terreiro. Foram realizadas no último sábado dia 18 de Junho as aplicações de vacinas da 1ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite 2011 do Ministério da Saúde. O terreiro recebeu esta primeira etapa de mobilização da campanha que vacinou crianças menores de cinco anos, já a segunda etapa será realizada no dia 13 de agosto. Este ano a campanha foi acompanhada da Campanha de Seguimento Contra o Sarampo em oito estados brasileiros, dentro os quais Pernambuco foi um dos.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos publicados neste site são de uso exclusivo do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO suas reproduções sem prévia autorização.