segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ciclo Festivo Dedicado aos Orixás Funfun

O Ilê Axé Oxalá Talabi realizou nesta última sexta-feira dia 28 de Outubro o Xirê em homenagem aos Orixás Funfun cultuados na tradição do terreiro. O Toque do Inhame, como é chamado em nossa tradição (nos terreiros de Pernambuco) as homenagens realizadas para os Orixás do branco, preservam com sua sofisticação ritual, cânticos e danças herdadas como uma grande herança dos nossos ancestrais, do culto e da tradição dos Orixás ligados à criação da terra. No Candomblé do Axé Talabi o Ciclo Ritual dedicado a Orixalá se inicia ainda na última semana de setembro e seus rituais percorrem por todo o mês de outubro, tendo como um dos grandes momentos a louvação do dia 28, quando é realizado uma grande festa em homenagem ao Orixá patrono da casa. As atividades são finalizadas ritualisticamente sempre no dia 31 de outubro. O ciclo vem a vinte e um anos abrindo o calendário litúrgico da casa. O terreiro fundado no ano de 1991 por Maria da Solidade Sousa França (Mãe Dada de Oxalá) com o nome Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí (Casa de Força do Grande Orixá que Nasce do Alá) mais conhecido como Ilê Axé Oxalá Talabi, é uma casa de Culto Nagô dedicada ao Grande e Sábio Orixá da vida. As obrigações realizadas na comunidade do terreiro no mês de outubro conta com grande participação dos filhos, amigos e das lideranças da casa, o ciclo é considerado por todos como um dos mais importantes e representativo da força e do poder do Orixá, sua riqueza ritual embeleza ainda mais a tradição de culto desta comunidade de axé, nos emprecionando ora por sua simplicidade e ora por sua sofisticação. Na foto acima: Ritual da procissão do Ala (elemento representativo da Ética Ancestral ligada a Orixalá).
Na foto acima: Orìsà Olúfón e Orìsà Ogiyan recebendo os cuprimentos rituais dos filhos da casa


Na foto acima: Banquete de Comidas Funfun (comidas secas brancas) oferecidas aos Orixás funfun da casa

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso exclusivo do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO suas reproduções sem prévia autorização.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

II Relatório do Projeto Èkó Gbajé - Multiplicando Sabedoria, financiado através do Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009

O projeto Èkó Gbajé - Multiplicando Sabedoria financiado pelo Ministério da Cultura através da Secretaria de Cidadania Cultural com o Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009, vêm por meio desta postagem divulgar o seu segundo relatório, este material conclusivo do projeto dispõe de informações sobre as atividades realizadas em sua segunda etapa e respectivamente os resultados obtidos.
Junto ao relatório o projeto também lança a Série REGISTROS, trata-se de três vídeos arte realizados no decorrer dos anos de 2010/2011 que retratam três momento de grande relevância e que foram muito importantes para o projeto. Os vídeos podem ser visto aqui mesmo em nosso blog. Ou vizitem também a página do Baque Èkó gbajé no Youtube: http://www.youtube.com/user/baqueekogbaje


Abaixo o link da página do Blog Tuxáua onde o II Relátorio foi publicado:

http://culturadigital.br/tuxaua/2011/10/05/ii-relatorio-do-projeto-eko-gbaje-multiplicando-sabedoria-2