quarta-feira, 2 de maio de 2012

Promoção de Saúde e de Saberes no Terreiro

Filhos do Terreiro servem as crianças da comunidade
as comidas sagradas na tradição da casa.
O Programa Tradição, Cultura e Saúde realizou neste último sábado (28/04) na Comunidade Axé Talabi o evento Promoção de Saúde e de Saberes no Terreiro. O dia de ação na comunidade do terreiro foi repleto de atividades de saúde e multiplicação dos saberes ligados as folhas. Palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, sobre saúde bucal, oficina de uso das folhas, cascas e sementes utilizadas na tradição, realização de teste rápido e diagnóstico de HIV e degustação de alimentos-sacros provedores de saúde foram algumas das atividades realizadas no evento.  A ação foi mais uma iniciativa realizada pelo programa e firmada através da parceria do Ilê Axé Oxalá Talabi com a Secretaria Municipal de Saúde do Paulista e com apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, do Fundo Nacional de Cultura e do Programa Cultura Viva, através do Prêmio Cultura e Saúde 2010. A participação ativa da população foi um dos fatores de maior relevância do evento, sobre o assunto o coordenador do programa Aguinaldo Júnior em entrevista cedida a rádio JC/CBN colocou: “É importante destacarmos que o terreiro mantém em seu cotidiano várias atividades rituais importante para a saúde, e quando eu falo em saúde, falo de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, tanto físicas quanto espirituais... Ele na verdade é um grande espaço provedor e de promoção da saúde, e isto a comunidade já sabe, todos participam diariamente destas coisas. E não seria diferente em um dia como hoje, estão aqui crianças, jovens, adultos e idosos porque todos nós sabemos da importância de nos tratarmos...”
Mais de cento e vinte atendimentos foram realizados na comunidade Axé Talabi no dia do evento. Durante todo ano de 2012 as ações de saúde, de meio ambiente e de sustentabilidade continuarão acontecendo na comunidade através do Programa Tradição Cultura e Saúde. Abaixo fotos do evento.
Crianças fazendo refeição com alimentação litúrgica do terreiro.
Dona Luzimar, moradora da comunidade sendo atendida pela
equipe de glicemia e aferição de pressão. 


Mãe Dada de Orixalá, Ìyálórìsà do Terreiro, transmitindo saberes
das folhas aos técnicos de saúde do município.
Moradores da Comunidade do Terreiro assitindo a Palestra
da Equipe com tema de prevenção da DST/AIDS.

Texto: Aguinaldo Júnior
Membro do Conselho Religioso do Ilê Axé Oxalá Talabi
Coordenador do Programa Tradição Cultura e Saúde
Griô Aprendiz

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.

4 comentários:

Alexandre L'Omi L'Odò disse...

Eita coisa linda de se ver. Ai sim é trabalho comprovado. Que bom que tem vocês por Pernambuco para fazer coisas de verdade e não só ficar no papo mole que de faz alguma coisa social no terreiro! parabéns!! Axé e salve a fumaça!!!

L'Omi.

Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí - Vinte e Três Anos de Tradição e Ancestralidade Nagô disse...

Valeu L'omi L'Odò, é isto ai!!!
Nosso papel enquanto filhos desta casa é justamente o de fazer valer o nosso coletivo anscestre. Comunidade é Terreiro, Terreiro é Comunidade e Terreiro e Comunidade é o um Coletivo Forte.
Axé e salve a fumaça!!!
Júnior.

Pai Lupercio de Oxalá disse...

É muito bom de se ver um trabalho tão bonito ser realizado, sobretudo quando a comunidade e o poder público vem de encontro e se faz, parte da ação. É isso que o nosso povo precisa cada vez mais fazer! salve a madeira, salve a casca, salve a raiz, salve a folha, salve a semente e Salve a fumaça que se faz delas! afinal a fumaça também cura! Salve a fumaça! Cada vez mais Axé! Motubá!
Pai Lupercio de Oxalá

Carol Martins - Rio Grande do Sul disse...

Que coisa linda de se ver!!!
E viva a Matriz Africana e Indigena!!
Muito bom o evento, aonde mais vai acontecer???Em todo brasil???
Parabéns a todos do axé talabi.