sábado, 30 de junho de 2012

Ciclo Ritual e Festivo Dedicado ao Orixá Xangô.

Cortejo Ritual da Bandeira de Xangô - Aos filhos mais velhos de Xangô do
terreiro é incumbida a missão de carregar as bandeiras e o Oxé. Na foto acima
da esquerda para direita os Ogans Srº Aguinaldo Barbosa (Obá Dodê), o Srº
David Bassous (Obá Airá) e o Srº Cloves de Xangô.
 O Ilê Axé Oxalá Talabi finalizou no último sábado, dia 30 de junho, o Ciclo Ritualístico e Festivo dedicado ao Orixá Xangô. Durante o mês o Orixá do fogo e dos trovões recebeu homenagens através dos ritos litúrgicos realizados no terreiro pela  Ìyálórìsà da casa, Mãe Dada de Oxalá e pelos demais membros do Ilê. O ciclo que anualmente se inicia tradicionalmente em um quarta-feira, louva Xangô e as demais divindades de sua família e é marcado pela beleza ritual do Cortejo da Bandeira de Xangô, ou ritual da bandeira como é chamado pelos filhos da casa. Durante doze dias toda a comunidade religiosa está em preceito, realizando as etapas do ciclo ritual que se inicia com a lavagem ritual de todas as insígnias, objetos rituais e fundamentos da divindade, e segue com o Ritual do Amalá, oferecimento da comida votiva do Orixá Xangô; o Ritual da Obrigação de Xangô, ritual de oferendas etutu; o Toque de Xangô, ritual do xirê, festa dedicada ao Orixá homenageado, com sequência de cânticos, toques e danças; o Ritual da Bandeira de Xangô, ritual que homenageia o Orixá através do asteamento das duas bandeiras que carregam os símbolos e cores do Orixá e são elementos que representam a relevância das homenagens dedicada ao Deus do fogo na casa, e por fim o Ritual da Fogueira de Xangô, ritual que oferta o fogo como elemento vivo e ativo importante para a distribuição do axé do Orixá, no ritual é realizado uma louvação a Airá, onde são entoados cânticos da tradição Nagô. Este ano o ciclo de junho teve um "motivo a mais" para a comunidade vibrar, fora também realizadas as obrigações da Filha Rosimary Guedes - Mãe Mery, filha antiga da casa cujo Orixá é Oyá, ela recebeu das mãos da  Ìyálórìsà da casa todos os Axés e Fundamentos importantes para a liturgia e comando do espaço sagrado da cozinha e tomou posto de Iyàgbàsé perante toda a comunidade no dia do Toque de Xangô. A mais de vinte anos a comunidade Axé Talabi louva a esta divindade com extremo rigor ritual e beleza, realizando um ciclo lindo e cheio de força. Esta é uma tradição que sem sombra de dúvidas faz manter a memória dos nossos ancestrais vivas. Abaixo mais fotos do ciclo:
Oxé (símbolo de força e vitalidade) de Xangô ao centro do Terreiro.
A filha Rosimary Guedes - Mãe Mery - Recebendo o Posto de Iyàgbàsé do
Terreiro. Na foto a
Ìyálórìsà Mãe Dada consultando o Jogo cerimonial.
Oyá, Divindade dos Ventos e Tempestades, Orixá da Iyàgbàsé do Terreiro,
dançando com a mesma após o ritual de Orukó.
Srº Pequeno de Xangô (Obá Ogodô) observando
o Fogo da Fogueira de Xangô no Terreiro.

Texto: Aguinaldo Júnior
Membro do Conselho Religioso do Ilê Axé Oxalá Talabi
Coordenador do Programa Tradição Cultura e Saúde
Griô Aprendiz

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.

4 comentários:

Regina Fernades - Paraiba disse...

Que coisa mais linda!
A tradição Nagô relmente é uma riqueza e um poço de sabedoria e valor em nosso nordeste. Aqui na Paraiba também encontramos algumas casas desta tradição. Apesar de minha casa ser Ketu, eu fico muito feliz em saber que o Nagô de Pernambuco mantém, nesta casa de oxalá, suas tradições e ritos.
Parabéns a todos desta comunidade.
Que Olorum possa dar mais caminho a todos e que Oxalá cubra todos nós com o seu Ala.
Abenção aos Mais Velhos.
Meus Respeitos.

Regina Fernades.

Anônimo disse...

Benção minha Mãe Dada, e benção aos meus irmãos mais velhos da casa. Que coisa mais linda o ciclo de xangô do nosso terreiro, fico muito feliz por ver tudo sendo realizado com tanta beleza e triste por estar longe e não poder de pertinho sentir todo axé de nossa comunidade. Eu aqui da Espanhã mando boas vibrações para todos. A mãe Mery um abração e parabéns pelo posto, ela e toda ua família merecem. Axé e um grande Beijo em meus irmão. Benção minha mãe.

Anônimo disse...

QUE O SENHOR DEUS DE ISRAEL VENHA ABENÇOAR A TODOS EM NOME DE JESUS!!! DISSE:JESUS EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA JOAO 14:6 CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE TE LIBERTARÁ JOAO 8:32



Carlos Van Der Ley disse...

A BEM DA VERDADE NA TRADIÇÃO JUDAICA, JESUS NUNCA EXISTIU E MUITO MENOS É CONSIDERADO MESSIAS!!!ASSIM DIZEM....