sexta-feira, 29 de junho de 2012

I Mostra de Culinária Tradicional do Axé Talabi.

O Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí através do Programa Tradição Cultura e Saúde convida a todos para participarem do evento: I Mostra de Culinária Tradicional do Axé Talabi, que será realizado neste próximo domingo (08 de Julho) na Comunidade Axé Talabi, localizada no bairro de Arthur Lundgren I em Paulista. O evento que em sua primeira edição abordará os temas: a importância da mulher para o terreiro e a comida de santo como importante ferramenta para a promoção da saúde, realizará também diversas atividades: oficina de transmissão dos saberes da culinária tradicional do terreiro, uma roda de diálogos com o tema: a importância da mulher na comunidade, a exibição de um documentário que registra de forma sublime a importância de um alimento Africano introduzido no Brasil pelos negros, o Acarajé, além de é claro, a degustação de pratos sagrados servidos as divindades femininas cultuadas na tradição da casa, como o Omolocum, o Mungunzá e o Acaçá. Como na tradição do terreiro o mês de julho é dedicado à divindade Òsun, ela que é a dona dos sabores e da doçura e Orixá patrona do evento, suas comidas juntamente com às das demais Iyabá, Nànà, Obà, Yemojá, Iyewa e Oya, serão ofertará a todos para degustação. O evento é uma ação do Programa Tradição Cultura e Saúde, com apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, do Fundo Nacional de Cultura e do Programa Cultura Viva. O Programa Tradição Cultura e Saúde é um projeto de desenvolvimento sustentável que dá visibilidade as ações culturais e religiosas do terreiro Axé Talabi, e vem há mais de cinco anos criando parcerias com diversas instituições. O coordenador do programa, Aguinaldo Júnior, explica que o evento pretende destacar e dar visibilidade a importância da mulher, que tem a força de produzir a alimentação ritual do terreiro para todos da comunidade: “Todos os alimentos produzidos pelas mulheres de nosso terreiro e que são utilizados nas oferendas exercem um papel de comunhão e integração de nós, homens, para com as nossas divindades, estes alimentos são ofertados, servidos aos Orixás aqui nesta casa como alimento-sacro, provedor de muito axé, saúde e prosperidade”. 

Serviço:
Comunidade Axé Talabi
Rua Orobó n.º 257 Arthur Lundgren I 
Paulista - PE
(81) 3435-4638
(Ponto de referência: pela PE-15 sentido Igarassu entrada de Arthur Lundgren I nos novos edifícios Parque Jardins  - entrada antes do Cemitério Municipal de Paulista, depois segunda rua a esquerda, rua da pracinha).

Texto: Aguinaldo Júnior
Membro do Conselho Religioso do Ilê Axé Oxalá Talabi
Coordenador do Programa Tradição Cultura e Saúde
Griô Aprendiz
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.

Nenhum comentário: