terça-feira, 24 de abril de 2012

Programa Tradição Cultura e Saúde Apresenta: PROMOÇÃO DE SAÚDE E DE SABERES NO TERREIRO


O evento que será realizado neste próximo sábado (28/04) na Comunidade Axé Talabi, localizada em Paulista, juntará Medicina Tradicional (a utilizada diariamente no terreiro) e Medicina Tecnológica (a utilizada nos serviços de saúde modernos) no mesmo espaço sagrado da comunidade, o terreiro. Serão realizadas diversas atividades como: oficinas de saberes das folhas, teste rápido e diagnóstico de HIV, distribuições de preservativos (femininos e masculinos), entre outras. Além de uma equipe de odontologia que estará presente no local, haverá também o oferecimento de comidas sagradas importantes na liturgia da casa, pratos como: o Arroz de Oxalá, a Canjica Branca (mungunzá) e o Acara (acarajé), que são utilizados nas oferendas como elemento de diálogo para com os Orixás serão servidos aos participantes como alimento-sacro provedor de saúde. O evento é uma ação do Programa Tradição Cultura e Saúde, com realização do Ilê Axé Oxalá Talabi e da Secretaria Municipal de Saúde do Paulista, e apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, do Fundo Nacional de Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco. O Programa Tradição Cultura e Saúde é um Projeto de desenvolvimento sustentável que dar visibilidade as ações culturais e religiosas do terreiro Axé Talabi, e vem há mais de cinco anos criando parcerias com diversas instituições. Este evento será o primeiro, que abre o ciclo de ações de saúde em comunidades tradicionais, entre outros que serão realizados no decorrer do ano de 2012.

Segundo Aguinaldo Júnior, coordenador do programa:

"O evento é importante porque demonstra a importância da medicina do terreiro como fonte de vida e de bem estar... A proposta é que estas atividades também aconteçam em outras comunidades de terreiro do município de Paulista, viabilizando uma ação colaborativa entre os terreiros e a gestão pública de saúde."

Texto: Aguinaldo Júnior
Membro do Conselho Religioso do Ilê Axé Oxalá Talabi
Coordenador do Programa Tradição Cultura e Saúde
Griô Aprendiz
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.