Projeto Roda de Leitura Alamoju

http://oxalatalaby.blogspot.com.br/p/roda-alanoju.html
O projeto Roda de Leitura Alamoju nasceu em 2007 quando sentirmos a necessidade de trabalhar com crianças da nossa comunidade e sua adjacência. A ideia era que esta ação social estivesse voltada para promoção e fomento à leitura, o acesso ao Livro e aos saberes tradicionais das brincadeiras lúdicas presentes na comunidade. A necessidade nasceu quando percebemos que em nossa região havia uma carência muito forte referente as política de acessibilidade a leitura e Livro e políticas de valorização do espaço de brincar das crianças. Nosso intuito com a implementação das atividades fora o de poder contribuir para a construção de uma visão mais ampla e contemporânea da criança, afirmando e considerando-as como agentes dinâmicos e ativo da sociedade e não como indivíduos sem conteúdo e visão do mundo.

A partir de 2008, após um ano da implementação do projeto, as experiências com este seguimento de trabalho foram sendo fortalecidas ainda mais na comunidade. Nosso principal investimento foi na interação socioeducativa saudável, na afetividade, no acolhimento social e familiar, na segurança em relação a integridade física e afetiva das crianças, na aposta de estímulos significativos e importantes, com mais livros, leitura, brincadeiras, aprendizagem, troca de experiências e troca de saberes. Com a criação deste espaço de saber para as crianças da Comunidade Axé Talabi, o Terreiro nestes sete anos de projeto, pode trabalhar de forma lúdica diversas temáticas de grande importância para o desenvolvimento educacional e social dos participantes, como as temáticas ligadas a valorização da ancestralidade e da identidade étnica das crianças. São em nossos espaços de leitura, de contos, de teatro, de brincadeiras e de saberes que afirmamos a importância das ações do Projeto Roda de Leitura Alamoju como sendo de grande relevância para a formação de novos leitores, para a inclusão social, e, sobretudo, para a construção da cidadania por meio do Livro, da Leitura e da brincadeira.

Hoje os resultados sonhados nos anos de criação deste projeto estão as nossas vistas. Não só as crianças, como também seus pais e todos da comunidade, encontram neste espaço a possibilidade de mudança social através da leitura. A interação social e a inclusão é um resultado muito positivo de nossa iniciativa, sabemos da importância deste projeto e ficamos muito gratificados quando vemos que somos contemplados com apoios importantes que ultrapassam os limites geográficos da nossa comunidade, como as doações de livros do escritor Rogério Andrade Barbosa importante personalidade da literatura afro-brasileira, o intercâmbio com estudantes da Lawrence University dos Estados Unidos da América, a doação de livros do Instituto Gingas de Cultura Afro-brasileira de Niterói – RJ e da Faculdade Universo, entre tantas outras. Em 2010 o projeto fora contemplado com o Prêmio Pontinho de Cultura do Ministério da Cultura / MinC.

Luciany Barbosa de Souza - Mãe Lú de Yemanjá
Coordenadora Geral do Projeto Roda de Leitura Alamoju

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.