Programa Tradição, Cultura e Saúde

http://oxalatalaby.blogspot.com.br/p/programa-tradicao-cultura-e-saude.htmlPrograma Tradição, Cultura e Saúde foi idealizado por Aguinaldo Júnior no ano de 2006 e tinha como principal objetivo potencializar a multiplicação dos saberes e fomentar as práticas tradicionais e experiências do Terreiro no âmbito da Religiosidade, da Saúde e da Cultura. Quando o programa foi criado um dos intuitos era de poder cuidar e prevenir a saúde da população da comunidade, aliás, o que o terreiro já fazia, mas o objetivo maior era que todos da comunidade vissem que não era nada de mais utilizar as ervas e ter conhecimentos sobre elas, pelo contrário, isso era muito importante para todos. Muitos procuravam o terreiro para uma reza, um banho, uma limpeza, mais sempre distanciados da questão religiosa, aí percebemos a necessidade de abrangi as ações que já aconteciam. O trabalho teve início dentro do próprio terreiro, em 2006 começamos a organizar mutirões de preservação das ervas, nestes mutirões as ervas eram plantadas e cuidadas no canteiro (espaço sagrado no Terreiro); depois começamos a conversar sobre a utilidade das ervas com vizinhos e pessoas mais próximas da comunidade, falando do movimento que tinha se iniciado. A iniciativa estava implantada, começaria ali uma rama de trabalhos que iria tornar nossa comunidade consciente do poder das folhas na promoção da saúde e orgulhosa de suas tradições religiosas.

A partir de 2007 com o trabalho consolidado decidimos criar um plano para ampliarmos as ações e dar sustentabilidade para a iniciativa. O blog do nosso terreiro é um dos grandes resultado desta iniciativa de mobilização realizada através do programa, o blog foi criado em 2007 como resultado do primeiro ano de trabalho do programa (2006). Como resultado do plano de ampliação de ações o programa realiza na comunidade Axé Talabi diversas atividades: oficinas de multiplicação dos saberes das ervas, oficinas de culinária Afro-brasileira, a abertura do espaço do Terreiro para vacinações em campanhas nacionais e para cadastramento em programas sociais, a distribuição de cestas básicas, o encaminhamento de crianças para acompanhamentos psicológicos, a criação do grupo de pesquisa, a participação em eventos e abertura de espaços em redes para se falar da importância do terreiro e da manutenção de suas práticas. Além dos próprios acontecimentos realizados através da religiosidade e fé que visa o bem estar humano. As parcerias aos poucos foram se formando e hoje o Terreiro tem inúmeras atividades que fazem parte do programa Tradição, Cultura e Saúde.

Aguinaldo Júnior
Coordenador do Programa Tradição, Cultura e Saúde
Gestor de Projetos Culturais e Griô Aprendiz

Veja Abaixo o Filme Tradição Cultura e Saúde, O Filme traz Aguinaldo Júnior, idealizador e coordenador do Programa Tradição Cultura e Saúde, relatando as experiências do programa que vem sendo realizadas desde 2006 através de diversas ações de promoção da saúde e de valorização dos saberes tradicionais da Comunidade do Terreiro Axé Talabi, em Paulista - Pernambuco. Ano: 2011
 
  

Filme Programa Tradição Cultura e Saúde / Ano: 2011 / Produção: Nossa Cara

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.