História

http://oxalatalaby.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html
A Comunidade Axé Talabi é uma Comunidade Tradicional de Terreiro localizada na chamada Região Metropolitana do Recife, situada ao norte do estado de Pernambuco. Nela está em atuação há mais de vinte e três anos o Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí (Casa de Força do Grande Orixá que Nasce do Alá), conhecido popularmente como Ilê Axé Oxalá Talabi ou Axé Talabi, Terreiro Nagô dedicado à preservação do Culto aos Orixás e do Culto a Jurema Sagrada. A comunidade fora fundada por Maria da Solidade Sousa França - TàlábíDeiyin (Mãe Dada de Oxalá) e seu esposo Aguinaldo Barbosa de França - ObáDodê (Painho de Xangô), e desde sua fundação está localizada na rua Orobó nº257 em Arthur Lundgren I na cidade de Paulista.

Atualmente neste espaço/território afro-brasileiro estão preservados diversos elementos culturais, expressões artísticas e festividades. Comidas, danças, roupas, músicas, toques, folhas e a própria língua Yorubá, são alguns destes elementos mantidos e utilizados na religiosidade do Terreiro para o fortalecimento do axé, para a promoção da vida, do bem estar e da saúde física e espiritual de todos os membros da comunidade. Juntos, estes elementos compõem um corpo de bens e saberes, e sua manutenção é de grande relevância na perspectiva da valorização da identidade étnica das futuras gerações. Os princípios religiosos do Terreiro Axé Talabi, sua hierarquia, assim como todo o mantimento do culto, são fundamentalmente baseados nas práticas tradicionais da cultura Yorubá/Nagô e nas práticas da Jurema Sagrada.

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.